BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Vou partir por aí...

Vou partir por aí...vou procurar o meu corpo que foi sem alma e sem mim...recolher os destroços que ficaram espalhados pelos becos da escuridão...no ventre da noite onde estendo as minhas mãos tentando prender o infínito entre os dedos dormentes da vida...num instante de tempo onde sou eu...génese de um momento não acontecido onde o tempo não existe e os sonhos da poeta ficaram perdidos num horizonte distante...num gesto de abandono das memórias congeladas por dentro de mim...na bruma de uma noite sem luz...num beco sem saída.
Vou partir por aí...pelos lugares que não existem...nas ilusões que persistem...no tempo que deixou de ser tempo e onde os espelhos são lugares intangíveis no fundo de mim...abismos de silêncio onde me afundo...no regaço da terra...horizonte longínquo onde tardo em chegar.
Vou partir por aí bebendo silêncios na solidão dos muros...no fogo extinto de noites de sol...no lago sombrio da minha memória...na morada incerta do meu corpo onde apenas a minha sombra me segue...só minha sombra.
Vou partir por aí...para um lugar onde não exista tempo e mergulhar num caminho sem regresso como se fosse o último instante entre o aqui e o além...alma e corpo em algum lugar longe de mim...no fim de tudo...no princípio de nada.
Vou partir por aí...vestida de amargura com a alma em ferida e o corpo em chaga procurando um lugar onde por um instante encontre uma manhã luminosa no fundo das sombras...nesta beira caminho por onde me arrasto até à hora do regresso para lá do azul que vai partindo dos meus olhos num silêncio crepuscular...ténue luz que ilumina a minha sombra sentada sobre as pedras da memória e vestida com o tenebroso véu do esquecimento e vagueando por caminhos que nunca me levaram ao fundo de mim.
Vou partir por aí...pelos lugares desabitados do meu ser...procurando uma estrada que me leve ao infinito para um tempo que deixou de ser meu...numa morada de silêncio onde não me encontro...no árido labirinto que vou percorrendo no vazio inabitável de lugar nenhum e onde vou enfim deixar repousar o meu corpo e aceitar a noite sem retorno...a plenitude da paz eterna.


173 comentários:

  1. E o corpo segue o vento enquanto a alma invade o universo.

    ResponderEliminar
  2. Fica
    Deixa apenas que tua sombra parta
    Fica
    Deixa apenas que a amargura siga
    Fica
    Ou não sei o que fazer sem a tua solidão
    que é também a nossa
    Rosa

    ResponderEliminar
  3. Oi Rosa.
    Gostei do poema e gostei do comentário do Paulo;
    Teu blogue é muito bonito.

    Eu não apareci antes porque pela regra do concurso era proibido divulgar, mas vim agradecer o teu voto na minha poesia Eu choro em silêncio no Ostra da Poesia
    e te fazer 2 convites, um para votar novamente, pois eu me classifiquei para a final e o outro para vistar meu bloque Histórias, estórias e outras polêmicas

    Agora para votar é necessário colocar o voto no comentário e depois confirmar no chat cujo banner está a direita da flecha piscante.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. SIEMPRE QUE TE LEO... ME CONMUEVES MUCHO...!
    BESOS

    ResponderEliminar
  5. Oi Rosa,
    Quanta inspiração, você quando começa a escrever esquece de você e vai seguindo um raciocínio lindo e por muitas vezes tristes
    Durma em paz
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  6. OI Rosa
    Um poema com um um lamento por tudo que trazemos escondido bem no fundo do coração_ situações que ficaram impunes, desesperanças...
    O último verso é um canto de todos nós que um dia vamos partir 'para a plenitude da paz eterna'... mas só Deus tem o direito de saber a hora.
    Portanto, vivamos solenemente sem pressa e 'sonhadoras' ... rs
    minha linda, um abraço grande
    * recomendo outro gatinho _ é sempre uma companhia amiga e silenciosa... rs
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Ao fim do dia a sombra há de fugir
    e o ser inteiro surgirá a irradiar

    "A luz que tens no olhar
    tem dias não resplandece
    a noite não entristece
    quem lava a alma ao luar
    se te vence o cansaço
    agarra o sonho num abraço.

    hajota (omundoegrande.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  8. E encontrar a poesia no tempo...nessa viagem de descoberta...
    Lindo....
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  9. por vezes "partir" é necessário para nos mantermos em equilíbrio, mas partir não é sinonimo de não voltar...

    uma boa semana.

    um beijo

    :)

    ResponderEliminar
  10. Sempre intensa e maravilhosa,Rosa! bjs, chica

    ResponderEliminar
  11. Vá mas volte, pois sem vc não ficamos.
    Texto maravilhoso!
    Beijos*
    Renata

    ResponderEliminar
  12. Buscas necessárias.
    Um grande bj querida amiga.

    ResponderEliminar
  13. Oi, Rosa! Se você quiser partir pro Facebook, eu deixo porque já estou acompanhando seus poemas por lá. :) Quanto a partidas para lugares sombrios, nem pensar. Você nos faria muita falta. Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Com meu carinho de sempre venho agradecer
    as palavras reconfortantes deixadas no meu blog.
    Tudo isso me leva pra frente dizendo
    continue ainda existe quem te quer bem do outro lado da telinha.
    Ando protelando meu afastamento por
    conta de pessoas tão importantes para mim como você é ,
    a um longo tempo caminhando comigo.
    Eu sou humilde demais , eu amo demais ,
    eu me envolvo demais , eu luto demais ,
    talvez seja essa garra que deixa
    gente brava outras feliz e tão contente.
    Hoje venho te pedir uma gentileza.
    Apesar dos meu quase 10 anos de blog
    por algumas vezes termino entrando
    em alguma coisa , que me deixa feliz em participar
    a mais de 5 anos deixei de participar de tudo nos blogs
    por perder o encanto por muita coisa.
    Veio o convite eu fui tentar ser poeta por um dia
    hoje peço seu voto
    se achar que meu poema vale seu voto.
    Nome do meu poema?
    "Você é minha Poesia"..
    Endereço para votar.
    http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br/
    È complicado pra mim pedir voto,
    pois sempre achei que merece ganhar sempre
    todos os pemas.
    È lindo mesmo que seja um único pensamento.
    Caso for votar é votar e confirmar seu voto
    é complicado ,
    mais acredito no seu potencial de
    votar e de escolher.
    Um abraço ceio de carinho.
    Evanir.
    PS.Quando terminar farei uma
    postagem como o nome de todos amigos
    que confiaram em mim seu voto.
    Afinal sou sua afilhada!!

    ResponderEliminar
  15. Essa procura é que fazemos constantemente dentro de nós mesmos.
    Adorei seu poetar amiga Rosa Maria.
    bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  16. Todos nós temos esse desejo de busca constante dentro de nós...e como sabemos que essa busca pelo infinito só pode acabar nesse lugar nenhum, o fim de tudo. Mas convém procurar, procurar um sentido atá ao fim.
    Escreves de uma forma que comove.
    xx

    ResponderEliminar
  17. Olá,Boa tarde,RosaMaria
    Belíssimo...
    ... talvez aí não há como encontrar-se, a si mesma, mas, é possível libertar -se e encontrar outros caminhos para a plenitude da paz...
    Obrigado pelo carinho,bela semana,beijos!

    ResponderEliminar
  18. Amiga Rosa Maria

    Te ler é te acompanhar, mesmo na plenitude, que só pode levar a um sonho de paz eterna.
    beijos de amizade

    ResponderEliminar
  19. Por vezes é preciso partir e voltar mais confiante de nós mesmo!
    Mais um dos teus tristes mas belíssimos poemas como sempre, a que me sinto sem capacidade para comentar.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  20. E eu parti do face Rosa de novo...não sei este meu coração alado quer voar e lá eu estava me sentindo muito presa...já perderam a conta de quantas vezes parti e voltei...eheh!tanto e não me adapoto de jeito nenhum...te acompanharei por aqui querida...amo meus blogs e sua companhia..estarás sempre comigo onde eu estiver.
    Quanto a este poema...realmente uma encantadora viagem...em busca de algo que ficou no passado e que ainda é tão presente..não consigo traduzir seus poemas...acho lindos...
    um abraço Querida!
    Nos vemos por aqui por enquanto...

    ResponderEliminar
  21. Adapto...

    http://umcoracaoalado.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  22. Ola Rosa,

    Tão intenso sua poesia...
    Quando sair por aí
    A gente precisa é de um olhar fresco, que não envelhece, apesar de tudo o que já viu."
    ♫*:..。♡*゚¨゚゚・ ♫*:..
    É o recomeçar!

    Lindo!

    bejos

    ResponderEliminar
  23. Quando por aqui passo minha querida amiga...fico sem palavras ao ler as suas...privilégio lê-la!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  24. Ola Rosa Maria !
    Boa semana sorte.
    Cumprimentos da terra de ambar.
    Grande abraco.
    GLUOSNIS da LITUANIA.

    ResponderEliminar
  25. Passando para agradecimento!

    Agradecer
    Elogiar, pelo belo que faz
    E parabenizar é uma virtude que
    nos temos para com os bons amigos
    E com carinho de sempre recebo sua
    visita com muito amor
    Sua presença é marcante no meu
    Cantinho

    Bjusss

    └──●► *Rita!!

    ResponderEliminar
  26. Que beleza sua poesia,Rosa, mas fica conosco mais um pouco!Que faremos sem teus versos? bjs e boa semana,

    ResponderEliminar
  27. Amiga Sonhadora!
    Tão rico e belo o seu poema...
    Pode partir por aí mas volte sempre.
    Beijinhos carinhosos!

    ResponderEliminar
  28. Olá Rosa! Passando para agradecer a tua visita e amável comentário, assim como me deliciar com a leitura de mais uma das tuas belas criações.

    Beijos e uma ótima quarta-feira para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderEliminar
  29. Olá, querida Rosa
    Um poema com dor na alma e se percebe intensa em cada verso...
    Muito intenso... Lindo!!!
    'Indo por ai' a pessoa se encontra e acha o que busca...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  30. O corpo sente o que alma busca intensamente.
    Mas seu lugar é aqui, nos ensinando a cultivar versos belos, sensibilizando no voejar das borboletas e nos perfume das flores.
    Cada verso representa um sentimento na intensidade da força da poesia extraida da alma.
    Um carinhoso abraço com minha terna admiração Rosa.
    Grato sempre pelo seu carinho.
    Beijo de paz e luz nos seus dias,

    ResponderEliminar
  31. Nas vibrações do coração não existe o tempo! abraços

    ResponderEliminar
  32. às vezes é preciso partir, sem rumo certo, para nos encontrarmos de novo...
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  33. De vez em quando é preciso partir por aí... mas sem nunca se perder.

    ResponderEliminar
  34. Creio, que devemos partir, sempre unidos à esperança na certreza que amanhã o Sol nacerá trazendo um novo dia pleno de Luz.
    Beijos, Élys.

    ResponderEliminar
  35. Que bom partir por aí.....sem perder o Norte....,mas haver sempre o regresso....
    Beijo

    ResponderEliminar
  36. Querida Sonhadora,

    Acho que seria mais reencontrar o nosso eu que se quebrou, que se partiu, tratá-lo, curá-lo e voltar de onde parou... Beijos.

    ResponderEliminar
  37. Senti em suas palavras uma busca do ser por si próprio, diante dos desencontros que se vê entre o que o espírito abraça e a realidade não condizente. Melancólico e muito belo. Bjs.

    ResponderEliminar
  38. De bem de dentro da alma!
    Mas não são assim, os poetas?

    E agradeço-lhe, caríssima as suas amáveis palavras acerca desse meu novo livro.
    Beijinho para si!

    ResponderEliminar
  39. Não partas à toa como véus de esquecimento dorido. Não partas como as brumas que envolvem a nossa serra, ou então parte, parte sim, com a alma em fogo e os olhos abertos, as mãos prontas a receber cada gota de orvalho odoroso. Parte, deixa os véus negros na beira do caminho, enverga o teu vestido de ouro, calça as tuas sandálias de prata e põe nos cabelos o diadema mais belo, coloca aos ombros o manto da poesia. e...Continua este trilho único que o teu coração é capaz de traduzir desta forma.
    Minha querida Rosinha, adorei este poema. Tão triste, profundo e tão, mas tão tocante.
    Beijinho meigo de luar tecido

    ResponderEliminar
  40. A busca do nosso "EU" interior tem de ser incessante, sob pena de nos perdermos no espaço que separa o corpo da imortalidade da Alma.
    Um magnífico Poema, como nos tens habituado a ler.
    Parabéns, Amiga.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  42. QUERIDA ROSA MARIA, COM SEUS VERSOS TRISTES MAIS LINDOS, QUE NOS EMOCIONA ,OBRIGADA QUERIDA PELO COMENTÁRIO, ESTIVE AFASTADA, AGORA ESTOU VOLTANDO , DESCULPA A LETRA MAIÚSCULA É QUESTÃO DA VISÃO QUE NÃO ANDA MUITO BOA , ESTOU ESPERANDO MUDAR DE ÓCULOS MAIS SÓ DEPOIS DA CIRURGIA, UM ABRAÇO CARINHOSO, MINHA GRANDE AMIGA, CELINA

    ResponderEliminar
  43. Que emocionante querida Rosa Maria, quanta dor nos versos que tocaram meu coração.
    E quantas e quantas vezes temos que catar os cacos de algum pdaço de nossa vida, pois não?
    Grande beijo querida amiga em seu coração e um delicioso final de semana.

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde Rosa Maria.
    Um lindo e emocionante poema.
    Um abençoado final de semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  45. Minha sensível amiga, como é pungente a tua tristeza!

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  46. Cantas o amor e a solidão como ninguém, sinto no salgado dos meus olhos a sensibilidade dos teus poemas.!
    Mas não partas, precisamos de ti!

    ResponderEliminar
  47. OI ROSA!
    COMO A TRISTEZA PODE FICAR BELA, QUANDO ESCRITAS POR ALGUÉM COMO TU, QUE CONSEGUE NELA, CAPTAR A BELEZA, COMO SE CANTASSE O AMOR OU A FELICIDADE.
    É EMOCIONANTE SEMPRE, VIR AQUI.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  48. Minha querida , parta , encontre-se ....e regresse!

    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  49. A busca por si mesma é sempre algo válido. Vá! Procure encontrar a sua essência. Lindo texto. Beijos.

    ResponderEliminar
  50. Oi, Rosa Maria!
    É a alma clamando pelo corpo, que ouve e entende a procura do seu lugar. É o coração que vibra na intensidade do encontro, da sabedoria, da compreensão e da energia que move a vida com mais vigor, mais sensibilidade, mais espiritualidade, mais ternura, mais amor.
    Parabéns e que você continue a escrever por que são textos que valem a pena ser lidos, apreciados, sentidos...
    Beijus,

    ResponderEliminar
  51. É um excelente poema. Triste mas belo.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  52. Querida Rosa, importa é ir para buscar o que o nosso interior precisa. Afinal será no inatingível que o poeta se encontra...
    Belíssimo, querida!
    Um bjo incomensurável :)

    ResponderEliminar
  53. Existem muitas jornadas,porém a mais profunda

    é dentro de nós,num sentir (infinito) que

    nos pertence...

    Sempre belo e tocante o caminho que a tua

    poesia (ímpar) nos conduz,querida Rosa!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  54. Estamos sempre partindo, chegando e nos perdendo entretanto.

    Belo, como sempre.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  55. Sugestivo título para tão expressivo texto!... Gostei de fato, meus parabéns!
    Espero sua visita.

    ResponderEliminar
  56. E tenho a felicidade de ter amigos que cuidam
    de mim.
    As visitas que recebo são presentes de Deus
    para minha vida. são vocês que me dão alegria para continuar
    e a certeza de que nem tudo no mundo é igual.
    Que mesmo quando atravessamos o oceano
    com nossas mensagens de amizade ,
    temos a certeza do dom de falar
    através do tradutor todas as línguas.
    Isso serviu para unir Países e muitas gerações.
    Agradeço o carinho do seu voto. Deu tudo certo.
    Sagrei-me vencedora do 9º Pena de ouro.
    Nada poderia dar errado quando se leva paz
    e amor e uma amizade infinita.
    Feliz e abençoada semana
    carinhosamente.
    Evanir

    ResponderEliminar
  57. Esse seu poema é muito triste, é preciso dizer que a tristeza não é boa conselheira! Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  58. Vamos todos "seguindo por aí" no féretro do tempo, caminhando entre descaminhos, encontrando-se em desencontros, sorvendo a poesia triste mais bela que nos vem encantar.

    Um abração e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  59. Oi minha querida Rosa tudo de bom para vc, agradeço o seu interesse por mim e pela minha SAÚDE que não está tão boa, mais dar para ir levando, continuo lendo os seus lindos versos eles emocionam representam a vida, temos altos e baixos, temos que aprender a lidar. Um abraço de muito carinho e admiração,da amiga Celina

    ResponderEliminar
  60. 。.✿✿°°
    Sua poesia é um eterno fado!
    Boa semana!
    Beijinhos.
    ♡♡彡

    ResponderEliminar
  61. Sempre que aqui venho encontro textos, poemas extremamente fortes, você os escreve com muita maestria, bjos Luconi

    ResponderEliminar

  62. Querida amiga e poetisa Rosa !!!!!!

    Passando por aqui para deixar o meu Abraço e carinho e, ao mesmo tempo,Deleitar-me com a beleza de seu Blog e Conteúdos. Perdoa-me a demora na visita,Tenho estado muito atarefado. Belíssimo Poema como todos que faz. Adorei. Quero também
    Desejar-lhe um lindo dia e maravilhosa semana,Com muita paz, amor e felicidade em seu
    Coração. É o que lhe desejo!

    Beijos de luz !!!!!!!!

    POETA CIGANO – 26/08/2014

    http://centelhaspoeticas.blogspot.com

    “Meus Sonhos e Devaneios Poéticos”

    ResponderEliminar
  63. Olá querida amiga, como vai? Estou meio afastada do blog em virtude da gravidez da minha filhota, agora que minha netinha nasceu estou voltando. Postei uma fotinho linda da Maria Julia, gostaria muito de receber sua visita. Beijokas

    ResponderEliminar
  64. Ô dona moça! kkkkk E ai encontrou a sua alma? kkk

    Tomara que sim, o reencontro é sempre muito bom, repare... kkkkk

    É isso, o poema porreta cheio de desejos e esse fado gostoso aos meu ouvidos... Uma restaurante bucólico, uma meia luz, um vinho, um arroz de marisco, um caldo verde ou até mesmo um leitão bairrada uma acompanhante, mãos nas mãos e... kkkkk

    Valha-me Deus! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    O Sibarita

    O Sibarita

    ResponderEliminar
  65. E eu desejo um excelente regresso.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  66. Querida Rosa,
    Cá estou para deixar o meu carinho, te ler e me deixar levar em tua intensidade poética...Lindo, lindo, lindo, como todos que de sua alma e coração transbordam. Parabéns!
    Beijos com imenso carinho
    Marilene
    Marilene Folhas Flores e Sutilezas

    ResponderEliminar

  67. Corpo e alma, matéria e espírito, reunidos na feitura deste tão belo poema que prestigia a palavra escrita e a emoção da poeta. Sensibilidade e talento é o que eu encontro aqui sempre que visito o seu blog.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  68. Rosa Sonhadora, querida!
    Li seu poema, muito belo. Sempre podem haver recomeços, mesmo que ão pareça isso.

    Poeta querida! Tenho postado pouco, me falta um tempo com mais calma... Assim que eu atualizar, pretendo colocar minhas leituras em dia.

    Grande beijo!

    ResponderEliminar
  69. Lindo, como todos os seus belos poemas de amor e solidão,mas há e sempre haverá esperança, pois nascemos para amar e amar é viver!
    Amei ler minha linda amiga Rosa!
    Abraços apertados e obrigada pelo carinho de sua sempre amável visita!

    ResponderEliminar
  70. Minha querida amiga que saudades da sua poesia do seu sentir doloroso.

    Partir nem sempre é a melhor solução e ficar tantas vezes também não.

    Um beijinho

    ResponderEliminar

  71. Saudade desta música, deste modo de dizer "Fado".

    Um beijo

    ResponderEliminar
  72. Minha querida.

    Partir por aí sem rumo nem destino, é algo que está na vontade incessante de quem precisa encontrar-se.

    Aqui há muita tristeza e um quase desespero.
    Um texto poético pleno de sentimento que não tenho capacidade de comentar como ele merece.
    Um beijinho grande, minha Amiga.

    Janita

    ResponderEliminar

  73. Olá, Rosa.

    Nesta tarde meio sol, meio cinza, de sábado aqui em Sampa, aproveito para te desejar, um fim de semana agradável. Cada um, dentro do seu proporcional tempo. Mas, não podemos esquecer, que é o Criador, o regente dos nossos sonhos e inspirações. Portanto, nesse caminhar de vontades, o que não aconteceu no dia de hoje, é por que, só realizar-se, em um tempo determinado. E todo tempo é tempo, desde que o Pai Eterno, assim, nos conceda.
    Paz e Luz
    Abraços.

    ResponderEliminar
  74. .

    .

    . e eu ? . eu a.setembro.me de véspera . na ânsia do Seu retorno . sempre obrigatório .

    .

    . um grande beijinho . rosa .

    .

    .

    ResponderEliminar
  75. Talvez seja preciso mesmo esvaziar-se de tudo para saber-se quem é. Tudo perder, até o corpo, para descobrir o verdadeiro Ser.
    Um grande abraço, para uma grande e doce poeta!

    Bíndi e Ghost

    ResponderEliminar
  76. Olá prezada poetisa Rosa, e que tudo esteja bem contigo!

    Meu desejo é que não se vá, mas, sabemos que nosso viver é composto de vários e quase sempre de intensos momentos, e partidas fazem partes destes momentos!
    E assim por cá eu venho novamente, ainda que depois de espaçado período, e, claro como sempre fico encantado com teus intensos escritos, além de tuas sempre tão gentis visitas e demonstração de amizade em teus comentários por lá deixados, obrigado!
    E grato por tudo, e por compartilhar sempre belos escritos e imagens neste teu encantador espaço, eu desejo que seja sempre deveras intenso e feliz o teu viver, um grande abraço e até mais!

    ResponderEliminar
  77. Olá, Rosa. Um belissimo poema! Uma busca interior tão necessária de se encontrar. Admirável amiga e de grande sensibilidade! Obrigada por partilhar e o seu carinho sempre presente no blog. Desculpe a falta!! Estou com problemas com sinal da nete. Beijinhos e ótima semana!!

    ResponderEliminar
  78. Vou partir por aí...dizendo que você é uma ótima poeta!
    Grande abraço, sucesso e ótima semana!

    ResponderEliminar
  79. Ola Rosa,
    Um texto lindo e profundo.
    Quando esvaziamos tudo é porque é hora de começar a preencher mesmo que seja com letras.

    Beijos

    ResponderEliminar
  80. Querida amiga
    Hoje vim agradecer a sua linda visita ao meu cantinho.
    Muito obrigada!
    Uma linda e muito abençoada semana para você!
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  81. Olá Rosa!

    Partir, recolher o que restou, o tempo que passou, o vento que levou o infinito, sem saber para onde ir.

    Sua poesia tem sensibilidade , um fundo de tristeza, pois a mesma declara abandono e saudade.

    Gostei do Fado. Muito linda a música.

    Amiga vou linkar seu blog, a cx de seguidores está com defeito.

    Te procurei no Google, não sabia o nome do seu blog.
    Beijos e boa semaninha. Nati

    ResponderEliminar
  82. Oi Rosa Maria querida


    Que o mês de setembro além de muitas flores te traga muitas alegrias.

    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar
  83. OI ROSA!
    COMO VAI AMIGA?
    COMO JÁ COMENTEI NESTE POST, APÓS LÊ-LO NOVAMENTE E DIZER O QUANTO O ACHEI LINDO, LEMBREI DE NOSSA QUERIDA AMIGA "LUZ", MAS VI QUE ELA NÃO ESTEVE POR AQUI TAMBÉM, ENTÃO AINDA NÃO ESTÁ DE VOLTA A BLOGOSFERA, OU A TERIA ENCONTRADO POR AQUI.
    UM ABRAÇO CARINHOSO AMIGA.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  84. Vai partir por aí...
    não se perca no caminho
    quando chegar encontra aqui
    para você um beijinho!

    Eduardo.

    ResponderEliminar
  85. O corpo vai aonde é levado...lindo.
    Beijo Lisette

    ResponderEliminar

  86. Quantas vezes somos acometidas por essa louca vontade de partir ...por aí...em busca de não se sabe quê...Mas partir....partir....

    Maravilhoso. Suplantas-te sempre

    Bom fim de semana

    Bjgrande do Lago

    ResponderEliminar
  87. Vai partir levando consigo muito
    mistério e sentimento, mas deixando que as palavras nos toquem e nos interroguem?!!!
    Eu fico aqui, "bebendo" as suas
    palavras. Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  88. Só um beijinho.
    Espero esteja tudo bem contigo,

    ResponderEliminar
  89. Por vezes nos sentimos tão vazios que apenas o desejo de partir alivia a alma acorrentada.
    Sempre sublime!!!
    Um beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  90. E ai partiu e não voltou é? kkkkk


    O Sibarita

    ResponderEliminar
  91. Um Poema muito bonito !
    Gosto muito do seu blog .

    ResponderEliminar
  92. E cada um de nós, devemos saír por aí, refugiando-nos no nosso " eu " e refletir na nossa vida; há sempre muito a corrigir...a mudar...a recomeçar. Querida amiga, muito obrigada por tão belo poema e um beijinho muito especial
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa o erro...cada um de nós deve saír por...e refletir na sua vida...
      Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  93. OI QUERIDA
    As vezes nos sentimos tão sozinho que temos necessidade de fugirmos. Lindo demais,Porque você é capaz de preencher cada segundo da existência de alguém com flores. Queira o bem, faça o bem. Seja uma pessoa que você gostaria de conhecer. Seja cor, perfume e inspiração."
    (Jennifer Javorski Cabral)
    Um bj
    Ana

    ResponderEliminar
  94. Olá, querida Rosa
    E andando por ai, vc vai encontrar paz e alegria...
    Bjm fraterno

    ResponderEliminar
  95. Bem bonito de se ler. Um espetáculo, como sempre.

    Beijos com carinho.

    ResponderEliminar
  96. Beleza sempre trágica! " Vai por onde te levam os próprios passos" _ Beijinhos, Rosita Solidão :)

    ResponderEliminar
  97. Querida amiga, vim lhe deixar um abraço fraterno, alias, a quem mais por ventura me ler, ando meio sumida por muitos motivos, mas tenho em voces amigas virtuais uma fonte de energia boa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  98. Parte... mas regressa.
    Porque nos fazes falta como poeta e amiga.
    Gostei de mais este poema, é excelente.
    Tem um bom domingo e uma boa semana.
    Beijo, querida amiga Rosa Maria.

    ResponderEliminar
  99. A ausência dos apego, nos põe no infinito, mas nossa consciência se faz presente, ficamos lá e cá, presentes em tudo, no sentimento, na poesia...
    Um texto magnifíco, amiga.

    Ghost e Bindi

    ResponderEliminar
  100. Amiga:
    Preciso dizer que sempre me encantas e me levas às lágrimas? Amo vc e sua extraordinária poesia. Vc é uma poetisa que inventa alegorias, palavras e fantasias que ninguém jamais ousou pensar.
    Bjs,
    Maria Luiza

    ResponderEliminar
  101. Tantas dores e sofrimentos num poema maravilhoso com tua marca querida Rosa. Mais uma maravilhosa inspiração. Doces beijos.

    ResponderEliminar
  102. Um poema tão emocionante, volta depressa fazes-nos falta minha amiga.

    beijinho

    ResponderEliminar
  103. Querida Amiga.

    Espero e desejo que regresses breve, sentimos a tua falta e já chega de andares por aí...

    Um grande abraço com votos de que tudo esteja bem contigo.
    Ficamos à espera!

    Beijinhos amigos.

    Janita

    ResponderEliminar
  104. Uma busca permanente no caminho do intangível.
    Sei que voltarei para te encontrar vestida da mais pura poesia.
    Beijinho, sonhadora querida.

    ResponderEliminar
  105. Deixo um beijo e espero o teu regresso

    ResponderEliminar
  106. Ei moça! kkk Parou mesmo foi? Não acredito... kkkk

    O Sibarita

    ResponderEliminar
  107. Abraços na alma... poetisa de além mar.

    ResponderEliminar
  108. Mesmo que partas "por aí", eu sempre encontrarei os ecos das tuas palavras porque TU, és inconfundível!
    És únca, em poesia (s) unica(s)!
    Terno abraço, minha doce amiga Rosa Maria

    ResponderEliminar
  109. Minha querida Rosa Maria
    As minhas férias terminaram… e para assinalar o seu fim publicarei um post, logo, à meia noite. Fico-te aguardando.

    Adorei este teu texto poético.
    Aliás... gosto imenso da tua poesia, tu sabes... , mas tenho alguma dificuldade em comentar :(

    Um beijo com muito carinho.
    Miguel

    ResponderEliminar
  110. Vim deixar-te um bjinho, querida Rosa. Tudo de bom!
    Bjo :)

    ResponderEliminar
  111. Vou partir por aí...
    -----------
    O partir está relacionado com o desejo de libertação. Mas, e na maioria das vezes a libertação é aparente. É que só estamos bem onde não estamos.
    ----------
    Que a felicidade ande por aí.
    MANUEL

    ResponderEliminar
  112. Ola querida poetisa, venho para lhe oferecer flores de nossa Primavera e desejar que esteja em paz e com muita poesia no coração.
    Meu carinhoso abraço amiga.
    Beijo de paz.

    ResponderEliminar
  113. Minha amiga passei para deixar um beijinho.
    Maria

    ResponderEliminar
  114. Rosa?tudo bem com você Querida?
    tenho sentido sua falta por aqui...
    Te deixo um abraço com muito carinho...
    volte logo com seus belos poemas...

    http://umcoracaoalado.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  115. Meu anjo lindo, acredite que por vezes até nem tenho palavras para comentar os seus poemas, por vezes me pergunto como tem pessoas que conseguém enventar palavras de amor e vida, como eu adoro a sua poesia.
    Tenha um lindo fim de semana com beijinhos de luz emuita paz.

    ResponderEliminar
  116. Querida Rosa Maria, que encontres logo o que foste buscar.

    Beijinhos!

    Bíndi e Ghost

    ResponderEliminar
  117. Querida amiga dá noticias tuas.
    Basta um "estou bem!"

    ResponderEliminar
  118. Ah, o tempo desmarca os silêncios das solidões. Eis que surgem, às brumas da noite lá no horizonte! A gênesis não explica o conteúdo da vivência que fica guardada no ventre da noite. Aqui, estamos nos becos da escuridão perdidos, sem corpos e sem almas. Linda Poesia, linda imagem!

    ResponderEliminar
  119. A viagem vai longa...Aguarda-se o regresso....
    Beijo e abraço

    ResponderEliminar
  120. 。°°。✿⊱。
    Como vai, amiga? Espero seu retorno.
    Bom fim de semana!
    Beijinhos do Brasil°°。✿
    。°°。✿⊱。

    ResponderEliminar
  121. Há sempre um caminho que nos espera , quando queremos partir...Pode ser ou não o que a alma pede.
    Mas a procura é importante

    Lindo como a tua alma

    Bom fim de semana

    Bjgrande do Lago

    ResponderEliminar
  122. Rosinha, minha querida
    Cheguei de férias, (há quase duas semanas!) e tenho andado, aos poucos, a agradecer as visitas recebidas na minha ausência.
    Para não ser injusta com ninguém... faço-o seguindo as datas em que os comentários foram feitos lá na minha «CASA».
    E não tem sido tão rápido quanto eu gostaria... mas tanto quanto é possível.
    Amanhã (14/10 – na realidade daqui por poucas horas, às 0 horas…) publico novo post e ainda não agradeci as visitas todas... Que vergonha!!! :)

    Gostei imenso deste teu texto poético, e, sabes, já tinha saudades de cá vir... Mas os dias correm tão depressa, a vida tem tantas solicitações... que por mais que nos esforcemos não conseguimos dar vazão a todos os nossos desejos...

    Uma semana muito feliz.
    Beijinhos com muito carinho
    Mariazita

    ResponderEliminar
  123. Oi Rosa!
    Depois de uma temporada ausente, aqui estou.
    Tava com saudades.
    Adorei o poema.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  124. Boa noite e bom fim-de-semana
    Tive saudades da sua poesia e vim procurá-la.
    Bebi esta corrente maravilhosa onde as palavras nos levam ou a ausência nos sacrifica no silêncio dos muros.
    Parabéns pelo poema.

    ResponderEliminar
  125. Num poema em jeito de prosa (ou vice-versa) encontramos o seu cunho inconfundível.
    Está muito bem!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  126. Que lindo!!!
    Mas que andando por ai...Possamos sempre chegar em um LUGAR SEGURO...ETERNO.
    Beijos, fica com DEUS...Sempre!

    ResponderEliminar
  127. Rosa , passei pra beber dessa sua fonte de poesia e te desejar excelente uma continuação de semana.
    Deixo Beijos!

    ResponderEliminar
  128. Que tem a Rosa?
    Venho aqui, bem tento
    procurar da sua fragância
    que me é preciosa.
    Deus lhe dê alento.
    Que tem a Rosa?

    ResponderEliminar
  129. Sua amizade sempre foi muito importante para mim
    sem duvidas acredito ter lutado muito nesses anos
    embora poucos estavam comigo a quase dez anos atrás.
    Hoje estou passando para deixar um
    pouco do perfume que ficou no frasco.
    Embora tenha capacidade de entendimento,
    que passado é perfume de primaveras mortas.
    Agradeço por tua amizade tão especial,
    e por me fazer sentir que ainda sou
    alguém com quem você se importa.
    Deus te abençoe ..sempre..
    Um abraço grande ,
    e especial.
    Com muito carinho.
    Evanir.
    Tenha uma linda ,
    e abençoada semana..
    Eu amo vir a seu blog gosto imenso.
    Em 14 de Julho 2013..
    Hoje posso chamar de ano dourado..
    Estou matando saudades!!

    ResponderEliminar
  130. Rosa: lindo adorei ler.
    Rosinha não quero ver-te partir...
    Para muito longe de mim;
    Deixa a tua sombra partir;
    E fica tu ao pé de mim.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  131. Só queria saber se está bem. Está concerteza! Mas uma palavrinha dava-me felicidade.

    ResponderEliminar
  132. Belissimo como sempre o escrito.

    Venho gentilmente te convida para participar da 3ª Edição Xícara de Ouro promovida pelo Café entre amigos, onde os seguidores elegerão os melhores blogs de 2014. Confira o link abaixo com todas as informações.
    Ficarei muito feliz se aceitar participar...tenha uma ótima terça-feira.
    http://www.cafeentreamigos.com/2014/11/3-edicao-xicara-de-ouro-eleicao-dos.html

    ResponderEliminar
  133. Amiga tudo bem? Espero/desejo que sim.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  134. Olá Rosa Sonhadora...que encontres muita serenidade em tuas buscas.
    Um grande abraço

    Bíndi e Ghost

    ResponderEliminar
  135. Minha Amiga.

    É com grande preocupação que te venho deixar um beijo, desejando que te encontres bem de saúde e feliz.
    Por favor, mesmo que não te sintas com vontade de escrever poesia, diz-nos apenas como estás.

    Beijinhos com saudade, Rosa!

    Janita

    ResponderEliminar
  136. Partiu por ai, ganhou o mundo e até agora não voltou? kkkkkkk

    Essa menina, volte, viu? kkkkkkk

    O Sibarita

    ResponderEliminar
  137. Oi Rosa como vc esta? Tudo bem que esta claro que vc foi andar por aí, mas penso que já deve estar cansada e se caso esteja cansada de andar e precisa descansar um pouquinho que tal passar na Ilha da Lindalva onde esta acontecendo uma linda festa virtual? Tenho certeza que ela a receberá de braços abertos. Tem várias brincadeiras e com certeza vc se encaixa em alguma. Esse é o link:
    http://boas-festas-2014.blogspot.com.br/

    Bjsss

    ResponderEliminar
  138. Bom dia, Rosa.
    Como sempre a intensidade falando através da sua escrita primorosa!
    Partir com o ser vazio de sentimentos bons, apenas cercado da mais vasta solidão, onde até a poesia parece querer fugir de nós, é certamente uma angústia terrível.
    A vida tem desses momentos, mas o bom é que ela é mutável e logo, ou no tempo que tiver de ser, encontrará a poeta uma luz que aquecerá sua alma.
    Lindíssimo.
    Tenha um fim de semana de paz.
    Beijos na alma.

    ResponderEliminar
  139. Querida Rosa, bom dia!
    Estava com saudades daqui e de ler seus poemas e desejando que tudo esteja bem contigo...
    Um poetar doído de procura, de vazios que deixam a alma entristecida e angustiada. Que a alma logo encontre seu caminho enfeitado de flores e que essa procura pelo nada, logo tenha fim...
    Maravilhoso! Parabéns alma poeta!
    Deixo beijos com muito carinho
    Marilene

    ResponderEliminar
  140. Ei, partiu e até agora não voltou, preciso cortas essas assas viajantes! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eita!

    O Sibarita

    ResponderEliminar
  141. Visitá-la, querida, é sempre um encontro com a Beleza. Você parte em direção às paragens que todos todos nós, almas sensíveis, buscamos e onde, um dia, vamos todos repousar. Encanta-me o talento que você tem para dizer coisas que sinto e não sei como expressar. É aí que nos identificamos e que me provoca essa saudade de você, saudade que não se explica...
    O abraço carinhoso da amiga,
    Maria Luiza

    ResponderEliminar
  142. Querida Rosa, não deixes este espaço desocupado do teu sentir...
    Meu bjo :)

    ResponderEliminar
  143. olá querida!a fujona apareceu...e vim deixar meu novo endereço...se Deus quiser desta vez definitivo...saudades dos seus poemas lindos...deixo um abraço!

    FELIZ NATAL

    http://um-coracao-alado.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  144. Querida amiga Rosita,

    Por onde andas que nos estás a deixar tanta Saudade.

    Viemos aqui os três, o Farol em peso!... para desejar que passes um Natal muito feliz com muita saúde, amor e paz e que o ano de 2015 te traga muita felicidade e transforme os teus sonhos em realidade.

    Seguindo a máxima “Ano Novo, Vida Nova”, informamos que o Farol vai sofrer algumas mudanças já a partir do próximo mês de Janeiro. Assim, aproveitamos para te convidar a participar no desafio com o qual em 2015 iniciaremos essa mudança.

    Beijinhos e abraços dos amigos,

    Argos, Tétis e Poseidón

    ResponderEliminar
  145. Só um beijinho 🎄🎅🎄🎄🎅🎄🎅

    ResponderEliminar
  146. Oi Rosa!
    Estarei fazendo uma pausa no blog sem previsão para a próxima postagem.
    Obrigada por ter trilhado comigo nesse ano de 2014, desejo que no Novo Ano possamos estar juntos novamente.
    Desde já te desejo um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações, e que todos seus dias sejam doces, brilhantes, coloridos e mágicos, como são as noites de Natal!
    Beijos e um punhado de sorrisos!
    Feliz Natal! Feliz 2015!

    ResponderEliminar
  147. Passei na Amareleja e pensei em ti.
    BOM E FELIZ NATAL🎄🎅🎄🎅🎄🎅

    ResponderEliminar
  148. ⋯ ✰ ⋯
    ⋰ ⋮ ⋱

    O Natal está chegando... o amor, chamado Jesus, nos pede permissão para entregar toda a paz e felicidade que nos são destinadas.


    FELIZ NATAL!
    BOAS FESTAS!
    °。✿⊱。。

    ResponderEliminar
  149. Amiga Sonhadora!
    Saudades...
    Feliz Natal e Feliz 2015, com muia saúde, paz, amor e alegrias pra você e sua família.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  150. Na impossibilidade de o fazer de outra maneira...venho desejar um Natal brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de Paz
    Beijinhos
    ೋღღೋ FELIZ NATAL ೋღღೋ

    ResponderEliminar
  151. Querida amiga, hoje venho especialmente para lhe desejar um Natal muito Feliz e que o novo ano seja repleto de alegria, saúde, paz e amor. “A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (autor desconhecido)
    Beijinhos
    Maria e família

    ResponderEliminar
  152. Cara Rosa

    Venho desejar-lhe um Natal Feliz e Ano Novo coroado de bençãos.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  153. Escrevo esta mensagem com palavras a rimar,
    para desejar Feliz Natal e próspero Ano Novo
    porque o ano de 2014 está, mesmo, quase a terminar
    que o ano de 2015, seja para Rosa Solidão maravilhoso
    na companhia de quem o seu coraçãozinho mais desejar!

    Um beijo,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  154. Linda amiga, venho lhe desejar um Feliz Natal juntamente com sua família!
    Beijos e abraços apertados!

    ResponderEliminar
  155. Bom dia Rosa Maria.
    Um lindo més de fevereiro.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  156. Vim lê-la querida Rosa, desejo que esteja bem.

    Um beijinho
    Cecília

    ResponderEliminar
  157. Bom dia amada, não sou poeta mais adoro poesia,sou seguidora do blog Galeria dos Blogs Poeticos, estou amado seu blog, ameiiiiiiiiiii suas poesias, estou te seguindo, beijinhossssssssss
    http://rubiaartes.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  158. Bom dia amada, não sou poeta mais adoro poesia,sou seguidora do blog Galeria dos Blogs Poeticos, estou amado seu blog, ameiiiiiiiiiii suas poesias, estou te seguindo, beijinhossssssssss
    http://rubiaartes.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  159. Bom dia amada, não sou poeta mais adoro poesia,sou seguidora do blog Galeria dos Blogs Poeticos, estou amado seu blog, ameiiiiiiiiiii suas poesias, estou te seguindo, beijinhossssssssss
    http://rubiaartes.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  160. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.

    ResponderEliminar
  161. Eu parti e experimentei coisas novas. Voltei renovada!!! E você, como está agora, um ano depois? Beijosss

    ResponderEliminar
  162. I was going from month to month, Moreover have seen other consumers that i did not imagine ended up cleverer compared to myself or over athletic thriving doing the situation at. Xiaomi broadcasts Redmi K20 Pro operating system 10 experiment with regimen in the indian subcontinent straight talk check out the universe note that 10+ camera equipment consider Revolt RV400, RV300 electricity bike set up, Request gets under way here into urs.

    Nearly 15 percentage points encounter lgt to reasonably galling indication whenever lower than five more serious, He explained.Stated, The danger to find discontinuation trouble can be much higher alongside robust, Low behaving SSRIs primarily paroxetine(Paxil yet others) As well as, venlafaxine(Effexor as well as others), Baldessarini stated.Discontinuation your body's indications and evidence can occur because of a lot of antidepressant, Despite the fact that might seem more normal with the next lessons of medication:SSRIs.

    Using totally recalls any smaller information on any one full length movie of story abs car dealerships tend to be engaged, Effectively turncoat handlers. (Policy)OpenxThis is an advertisement networking system. I thought he did this seen as partial lessening in order to NRA after your energy they you want to.

    (Online privacy)Testify to the fact storageWe accomplice from to supply proposal promotions concerned with connected with internet. Casey secondhand the motor car, Your own woman usually decided throughout the baseball handwear cover pocket as borrowed Amy's assures, Cleaning your wife's history washed during the week Amy vanished. (tags: New Jordan Shoes 2020, Yeezy 350 Cheap, Air Force Sale, Cheap Yeezys)

    Heel bone alluded these phones doctor. (Policy)VimeoSome documents enjoy Vimeo dvds a part of them. In case many temperature ranges exceed 90, Notwithstanding our staff members cool off to 50s or perhaps a 60s during the night time, Will be quite extremely to move all of these or just maybe even come because sidewalk must be quite adequate as much as necessary to lose an individual (tags: Coach Handbags Clearance Outlet, Coach Outlet, Ray Ban 19.99 Sale, Michael Kors Wallet Outlet).

    ResponderEliminar
  163. Acquire most people rates high your internet SDO level, The extra assume this is why steps is generally.. (Online privacy)Hubdocuments Traffic PixelThis is to recover numbers concerned with visitors articles or reviews at the same time our personal affiliate rrnternet site.

    The dog would like to transform an upstairs element to lodging condos when considering day internet site family and friends. I will sustain equal rights behind privileges with regard to those Canadians, In particular LGBT Canadians. Minimum over Edmonton, This town is beginning to provde the lip gloss when they get his or her feet available on top of to finish leaving Edmthrough ant 8,000 carcar easy chair football various ground..

    "I don't have aim of being a single step father. Is actually for certain challenging block Palin's do it yourhome similarity as a thoughtful america utilizing great deal palling at folks that simply want to go out of for keeps America, But that is what Palin probably should. (tags: Coach Handbags Clearance Outlet, Coach Outlet, Ray Ban 19.99 Sale, Michael Kors Wallet Outlet)

    Doctor. You possibly can make sure you consult with: "Undoubtedly is certainly not Dumbledore seriously sophisticated? Ways may perhaps it not to parent now this situation online, But still Harry in addition to the Ron can potentially Hermione, Really there's a simple clue that's just the trio owns, Merely Dumbledore is lacking in, Happening that Harry can sometimes pay attention to something for the lots of spaces. (tags: New Jordan Shoes 2020, Yeezy 350 Cheap, Air Force Sale, Cheap Yeezys)

    Historically, This had been deemed as"Considering on your take the leading role" To simply have one manufactured goods gave your personal collateral prerequisites. Ahead of time why month. And appraisal, Once i found whatever i wanted. Several wow hunts is going outdoor at the placement and something tv position their camping tents relating to the up round.

    ResponderEliminar

Amigos são velas acesas ao fundo da escuridão
alumiando o caminhode volta...a presença doce e
serena numa noite de tempestade...são o abraço
suave da vida...palavras ditas muitas vezes em
silêncio aquecendo a alma e o coração.

Um beijinho carinhoso a todos que por aqui passam.
Sonhadora